ATENÇÃO AOS RISCOS!

Empinar pipa é brincadeira que as crianças adoram.

Embora a atividade encante os pequenos, é preciso alguns cuidados para a diversão não se tornar risco.

Muitas vezes as crianças não tem noção do que pode ocorrer, por isso converse com seu filho sobre essas orientações:

Empinar pipas é ótimo, mas todos devem ter em mente que existem muitas regras de segurança a serem respeitadas, principalmente em cidades grandes, cortadas por muitas redes elétricas e outros perigos.

 

 

COMO EMPINAR UMA PIPA

Se o vento for bom a pipa simples e bem construída é possível empiná-la sozinho, orientando-a convenientemente e soltando a linha, mas o mais comum mesmo é servir-se de um ajudante. O ajudante deverá manter a pipa levantada numa inclinação de 60º, de frente para o vento e à frente do empinador, a uma distância de 20 ou 30 metros.
O empinador ficará com a linha bem estendida na sua mão e quando o ajudante perceber que há vento (uma raja da momentânea no rosto por exemplo), fará um sinal ao empinador, que recolherá a linha com as mãos, num movimento alternado e constante, simulando assim um vento relativo maior.

 

A pipa deverá subir e, quando o empinador sentir que o vento a mantém, fazendo força para levá-la longe, aproveitará para soltar o máximo de linha possível, sem permitir que perca muita altura. Se isso acontecer, voltará a recolher a linha e assim por diante, até achar as capas de vento superior, que costumam ser mais fortes e constantes.
Daí para frente, bastará dar pequenas puxadas se a tendência da pipa é cair, recolhendo a linha que estiver solta no chão, enrolando-a na carretilha, manete ou lata.

 

Desse momento em diante, o empinador poderá controlar o vôo com mais calma, verificando a performance da pipa, se esta faz cabriolas ou movi mentos bruscos ou irregulares. Eventualmente, poderá descer a pipa, fazendo alguns ajustes ou correção nos estirantes ou no rabo.
Empinar pipas é ótimo, mas todos devem ter em mente que existem muitas regras de segurança a serem respeitadas, principalmente em cidades grandes, cortadas por muitas redes elétricas e outros perigos.

Empinar pipa exige alguns cuidados



Não soltar pipas em dias de chuvas ou relâmpagos.


Não soltar pipas perto de fios telefônicos, elétricos ou antenas.


Empine pipas em lugares extensos como parques e campos.


Se a pipa enroscar em fios, não tente tira-los, sempre é melhor perder a pipa do que a vida.


Não empine pipas em lajes ou telhados, pois um queda poderá ser fatal.


Não soltar pipas em dias de chuvas ou relâmpagos.


Não use linha metálica.




Não use carretilha de ferro.


Não use linha com cerol.


Cuidado com as ruas e lugares movimentados.